COMUNICADO

 

A Academia das Ciências de Lisboa disponibiliza novo vocabulário ortográfico em linha (www.volp-acl.pt)

 

A base de dados lexicais, com chancela da Academia das Ciências de Lisboa, permite a pesquisa de mais de 215 000 entradas, com informações sobre a classificação gramatical, indicação de pronúncia, e muitos outros elementos úteis.

Para celebrar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, a Academia das Ciências de Lisboa (ACL), por intermédio do Instituto de Lexicologia e Lexicografia da Língua Portuguesa (ILLLP), lança este domingo um novo vocabulário ortográfico em suporte digital. Este recurso contempla a variedade portuguesa da língua e segue a nova ortografia, podendo ser acedido gratuitamente a partir de www.volp-acl.pt.

Podem ser pesquisados mais de 215 000 vocábulos com informação sobre a classificação gramatical, indicação de pronúncia, formas irregulares femininas, plurais de compostos. Apesar de a lista de entradas ter sido atualizada ortograficamente, as grafias segundo a norma de 45 são pesquisáveis e remetem para as formas segundo o Acordo de 1990.

O Vocabulário também integra as formas não adaptadas ao português, ou seja, vocábulos de origem estrangeira que não se encaixam na matriz ortográfica portuguesa. Os estrangeirismos foram alvo de uma rigorosa seleção e são devidamente assinalados como tal. Além do vocabulário comum, o recurso contempla nomes próprios (antropónimos, topónimos, etc.).

Segundo Telmo Verdelho, presidente do ILLLP, o novo Vocabulário «responde à necessidade de promover a unidade, a defesa e a abundância da língua, atualizando os vocabulários anteriores e promovendo o registo do fluxo inovador resultante do convívio interlinguístico e da criatividade lexical dos falantes e dos escritores».

A pesquisa, seleção e tratamento de toda esta massa lexical foi um empreendimento demorado e trabalhoso. O Vocabulário, embora dê sequência às anteriores edições académicas, foi elaborado inteiramente de novo, e a recolha lexical é da responsabilidade de Ana de Castro Salgado, coordenadora do projeto, com a colaboração de vários membros da ACL, especialmente no que concerne a termos pertencentes a diferentes áreas de especialidade.

A ACL, consciente de que há ainda muito trabalho pela frente, reconhece que este é um passo muito importante. O Vocabulário acolhe palavras de entrada recente na língua, o que justifica ainda mais a sua disponibilização. Reconhece a ACL que, vivendo na era digital, este é um recurso que se impunha necessariamente à instituição.

Pela primeira vez, a Academia das Ciências de Lisboa apresenta uma página web, inteiramente dedicada à língua portuguesa, dando garantias de uma atualização diária dos dados lexicais. Do corpus reunido no Vocabulário, cem mil vocábulos irão constituir a nomenclatura do novo Dicionário da Academia.

Endereço para contacto: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

X

Conteúdo protegido

Conteúdo protegido por direitos de autor