Zica ou zika? Embora a forma com k apresente uma elevada frequência de uso, o aportuguesamento «zica» é a forma recomendada por estar adaptada ao sistema ortográfico do português com a recomendável substituição do k por c. Apesar de a nova ortografia ter integrado a letra k no alfabeto português, o seu uso mantém-se restrito a casos especiais, nomeadamente a antropónimos originários de línguas estrangeiras e seus derivados; siglas, símbolos e unidades de medida usadas internacionalmente; topónimos originários de línguas estrangeiras e seus derivados; e palavras de origem estrangeira e africana.

Maiúscula ou minúscula? Apesar de a palavra provir de um topónimo (Zika, floresta do Uganda), os nomes de doenças são nomes comuns, por isso são grafados com inicial minúscula: a zica. A confusão advém do facto de na língua inglesa os nomes de doenças serem escritos com letra maiúscula, o que não acontece em português.

Masculino ou feminino? Para referir a doença, use o feminino (a zica); para referir o vírus, use o masculino (o zica).

Zika virus? A expressão inglesa deve ser traduzida por «vírus da zica», com preposição, ou simplesmente «o zica».

Consulte a entrada zica no Dicionário da Língua Portuguesa, da Academia das Ciências de Lisboa.


Lisboa, 25 de fevereiro de 2016
Ana Salgado

Vocabulário da Língua Portuguesa é um dos recursos lexicográficos de referência da Academia das Ciências de Lisboa. Embora se tenha tomado como base de partida os anteriores vocabulários académicos, este vocabulário digital foi elaborado inteiramente de novo.

Apoio

Parceiros

Boletim Informativo

Por favor habilite seu javascript para enviar este formulário