Academia das Ciências de Lisboa disponibiliza vocabulário ortográfico de 1940 em linha

Lexicografia portuguesa em destaque

A Academia das Ciências de Lisboa disponibiliza o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa publicado em 1940 (VOLP-ACL-1940) em formato digital.

Fonte: Academia Galega da Língua Portuguesa

No dia 21 de julho realizou-se na Casa da Língua Comum, em Santiago de Compostela, o Encontro de Lexicografia, subordinado ao título «Os novos vocabulários ortográficos», com a participação de Ana Salgado, da Academia das Ciências de Lisboa, e de Carlos Durão e Isaac Estraviz, da AGLP.

Fonte: DN, 08/06/2018 (Lusa)

A Academia das Ciências de Lisboa (ACL) vai disponibilizar, no domingo, um novo vocabulário ortográfico em linha, em www.volp-acl.pt, que permitirá «a pesquisa de mais de 215 000 entradas», foi hoje anunciado.

Fonte: Público, 08/06/2018


Academia das Ciências de Lisboa disponibiliza vocabulário ortográfico online

Site de acesso gratuito terá mais de 215 000 entradas com informações sobre a classificação gramatical, indicação de pronúncia e outros elementos relativos ao novo acordo ortográfico.

A Academia das Ciências de Lisboa (ACL) vai disponibilizar, no domingo, um novo vocabulário ortográfico online, em www.volp-acl.pt, que permitirá "a pesquisa de mais de 215 000 entradas".

COMUNICADO

A Academia das Ciências de Lisboa disponibiliza novo vocabulário ortográfico em linha (www.volp-acl.pt)

A base de dados lexicais, com chancela da Academia das Ciências de Lisboa, permite a pesquisa de mais de 215 000 entradas, com informações sobre a classificação gramatical, indicação de pronúncia, e muitos outros elementos úteis.

legislativas

De legislativo

nome feminino plural

processo eleitoral em que se escolhem os deputados que vão representar os eleitores na Assembleia da República

«Parlamento vai usar duodécimos das presidenciais e autárquicas para pagar legislativas.» (Público, 5/12/2021)

in Dicionário da Academia das Ciências de Lisboa [nova edição digital em curso]

 

 

 

Apoios